Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Equipe de professores conta com mais uma doutora

Postado em 09/03/2015 13h

Por Tuane Eggers

A equipe de professores da Univates conta com mais uma doutora. Na última sexta-feira, dia 6, a docente Silvana Rossetti Faleiro teve sua tese aprovada no Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS, na área de investigação História Cultural e linha de pesquisa em Sociedade, Urbanização e Imigração.

Em sua pesquisa intitulada “Entrelaçando tempos e espaços: os medos entre descendentes de imigrantes italianos do Rio Grande do Sul – raízes medievais?”, Silvana aborda medos religiosos ou sociais entre os descendentes e sua possível relação com residualidades da Itália medieval. “A importância para a historiografia vai no sentido de contribuir para desvendar e conhecer com cada vez maior competência e qualidade a realidade da região do Vale do Taquari. O papel das instituições de Ensino Superior é primordial”, destaca a professora.

De acordo com ela, a sensação mais intensa ao concluir o processo de doutoramento é a de dever cumprido. “O envolvimento com a história faz parte da minha vida, o que exige uma postura desacomodada o tempo todo. Coisas simples e intensas: comprometimento, responsabilidade, ética. Isso permite que possamos contribuir para as reflexões necessárias e pertinentes ao cenário contemporâneo, que urge ser pensado e trabalhado para que a estrutura política, econômica e societária se torne cada vez mais interessante para o conjunto da sociedade”, ressalta Silvana.

 

Texto: Tuane Eggers

Silvana Rossetti Faleiro foi qualificada como doutora em História

Divulgação

Notícias Relacionadas