Inscrições abertas para intercâmbio acadêmico

Postado em 10/03/2015 10h27min

Por Nathália Lauxen

A partir da próxima segunda-feira, dia 16, acadêmicos de todos os cursos de graduação da Univates podem se inscrever para realizar intercâmbio durante o semestre 2015B. São oportunidades de estudo em 26 universidades da Alemanha, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Finlândia, Inglaterra, México, Portugal, Peru e Suécia. O edital está disponível em www.univates.br/intercambio.

As novidades deste semestre consistem no novo convênio firmado com o IADE – Creative University, de Portugal, e no método de seleção dos alunos que desejam viajar para países de Língua Inglesa. Estes devem prestar a prova de proficiência oferecida pelo Projeto i e serem classificados, no mínimo, no nível B2 ou apresentarem o certificado de conclusão do nível B1 no curso do Projeto i. Uma prova específica aos interessados ocorrerá no próximo dia 30, às 9h. Para se inscrever, é necessário comparecer na Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) para buscar a autorização. Após, é preciso se dirigir à Secretaria de Extensão para efetuar a inscrição pessoalmente.

Conforme a AAII da Univates, estudantes da Instituição podem realizar intercâmbio para qualquer universidade parceira, se contemplada no projeto do curso a possibilidade de aproveitamento de intercâmbio como disciplina eletiva ou como atividade complementar e, também, se há aproveitamento de disciplinas em cursos oferecidos na universidade de destino equivalentes às disciplinas do curso do aluno na Univates, mesmo que os cursos tenham nomes diferentes.

Alguns convênios da Univates com instituições estrangeiras contemplam, além das disciplinas, os valores de alojamento, auxílio-refeição e outros benefícios. Para se inscrever, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de graduação ou sequencial da Univates; ter cursado, com aprovação, de 20% a 90% dos créditos de seu curso e ter base para acompanhar com êxito as aulas na instituição estrangeira (exceto para o Instituto Politécnico de Leiria, em que são exigidos 40% do curso concluído); comprometer-se, no seu retorno, a compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas com colegas da Instituição e cooperar com a AAII nas atividades de adaptação de intercambistas estrangeiros; ter disponibilidade para pagar despesas de documentação (passaporte, visto, entre outras), passagens, seguro-saúde, gastos com alimentação no exterior e moradia quando o convênio entre as instituições não contemplar esse quesito.

As inscrições devem ser efetuadas, até 4 de abril, no setor de Atendimento ao Aluno, temporariamente localizado no auditório do Prédio 3. É possível se inscrever também por meio de Protocolo Online, no Universo Univates, link “Meus dados”, seguido de “Abertura de Protocolo Online” e “Inscrição para Intercâmbio com solicitação de afastamento e matrícula no intercâmbio”. A publicação dos resultados está prevista para o dia 14 de abril, em e-mail a ser enviado aos candidatos.

Informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelos e-mails aaii@univates.br e mobility@univates.br.

Texto: Nathália Lauxen

As inscrições iniciam em 16 de março e seguem até 4 de abril